terça-feira, 20 de agosto de 2013

Lição 01 - Conheçando o Alef Beit (alfabeto hebraico)




Para melhor compreensão vamos assistir o vídeo abaixo :



Como podemos ver no vídeo acima , a alfabeto hebraico possui características diferentes dos idiomas latinos como o nosso português.

O alfabeto hebraico é um alfabeto consonantal , isto quer dizer , que só há CONSOANTES , não existe vogais na ESCRITA , porém o som da vogais é pronunciado na fala do idioma.

Sabemos o som da vogais por meio de regras gramáticas específicas do idioma como por exemplo gênero masculino ou feminino , conjugações verbais entre outros que veremos nos próximos posts.

Porém didaticamente torna - se muito díficil aprender o hebraico pelo fato de ser um idioma consonantal , para conservar a pronuncia mais adequada da língua no século xxxx , foi criado pela escola de teberiades perto do mar da Galelía  , os NIKKUT (sinais vocálicos).

Assista ao vídeo abaixo  





As vogais hebraicas são pontos acima, abaixo ou ao lado das consoantes. Estas vogais também chamadas de "nekudot", que significa "pontos", vão te ajudar muito no começo do aprendizado. É necessário também conhece-las para conseguir ler os dicionários hebraicos e a bíblia, mas você perceberá que elas não são usadas no dia-a-dia em Israel.

O SHEVÁ (semi - vogais )

Para entender as meias-vogais, vamos começar pelo shevá. O shevá são os dois pontos que se encontram a baixo das consoantes. Ex: בְּ.
O shevá pode indicar um som de "e" breve, parecido com o som que está no "p" da palavra "pneu" do português (shevá audível), ou pode indicar que a consoante não tem vogal (shevá mudo).


Vídeo Final da lição 01 


continuação




Nenhum comentário:

Postar um comentário